Roteiro Turístico

Ao nível do turismo, esta Freguesia oferece o mais variado leque de possibilidades para um passeio á nossa terra. A começar pelo rico e imponente património histórico da Freguesia, onde destacamos as  Igrejas Matriz de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e a de Ancas, sendo os três monumentos simbólicos da Freguesia, assim como as capelas nos diversos lugares e um vasto património em cruzeiros, fontanários, entre outros. 
 
Privilegiada pelas paisagens verdes, pelo silêncio e harmonia entre a natureza e o homem, onde a mistura de silêncio com a paz é por si só um convite a um dia inesquecível cheio de bons momentos. Não menos importantes são as festas da Freguesia, pois várias são as manifestações culturais distribuídas pelos vários lugares da nossa terra. Pode ainda encontrar no lugar de Ancas um excelente parque de merendas, com espaço para a convivência entre amigos e família, assim como um excelente lago. Este é seguramente um espaço de harmonia, onde o contacto com a mãe natureza nos renova a alma e o espírito, em boas condições de segurança. 
 
A gastronomia da terra é rica e variada. Sendo que o Concelho de Anadia é um importante produtor de vinho, nesta Freguesia também o vinho é de boa qualidade. O património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.
 
A tradicional Corrida de Burros que se realiza todos os anos no mês de Agosto, na freguesia de Ancas, Anadia, por altura dos festejos de Nossa Senhora da Assunção, enche de gente as ruas da aldeia. Risos e gargalhadas dominam o dia.
 
Já no séc. XIX, os viajantes paravam nesta região para comerem o famoso leitão e beberem os seus afamados vinhos, pois a gastronomia da terra é rica e diversificada, sendo que por aqui encontrará um variado leque de opções para degustar, na companhia de um bom vinho da Bairrada, produzido aqui na Freguesia.
 
Esta freguesia é composta por gente bem disposta e ordeira, onde em cada esquina poderá comprovar essa qualidade das gentes de cá, que sabem receber bem quem nos visita.
 
Por estas e muitas outras razões, venha visitar-nos
 
Seja Bem-Vindo